Método russo original: a evolução máxima no cuidado com as unhas
As técnicas de cuidado com as unhas desenvolvidas pelas russas se tornaram uma referência no mundo todo. A união dessas técnicas é chamada de método russo original, ou seja, o autêntico jeito russo de fazer manicure, sem adaptações.
O sucesso e a expansão do método russo no mundo podem ser explicados por três diferenciais exclusivos: a experiência tranquila e indolor vivida pelas clientes durante a sessão, o resultado estético inigualável e a longa durabilidade que o método proporciona.
A visão russa sobre o papel da manicure é muito diferente da ocidental. As profissionais russas de manicure valorizam o cuidado minucioso das unhas naturais para que elas cresçam cada vez mais fortes e saudáveis, sem a necessidade de alongamentos artificiais.
Para dominar o método russo, é exigido que as profissionais estudem a anatomia completa da unha, dominem as regras de proporção e simetria para obter formatos harmoniosos de borda livre e se atualizem continuamente sobre as especificidades para a aplicação de produtos em gel de última geração.
O resultado é um trabalho impecável, que viraliza no Instagram e conquista a preferência de clientes que entendem a superioridade do método e se dispõem a investir para ter unhas naturais longas e saudáveis, esteticamente perfeitas e muito mais duráveis.
As 3 técnicas essenciais do método russo original
Manicure com aparelho
A técnica começa com a utilização de lixas e buffers para harmonização e simetria das bordas livres, de modo que as unhas fiquem no formato mais adequado para os diferentes biotipos de mãos, dedos e geometrias de placa. Em seguida é usado o aparelho profissional que dá nome a técnica. Brocas de alta precisão processam as microcalosidades das dobras ungueais e retiraram a cutícula através de um processo chamado microdermoabrasão. Tudo acontece de forma indolor e sem necessidade de umedecimento, muito menos de tesoura ou alicate.
Esmaltação com sistema gel
Considerado o cosmético de embelezamento de unhas mais avançado da atualidade, o sistema gel oferece diversas vantagens em relação ao esmalte comum. Há vantagens também em relação a alongamentos já que é possível ter unhas naturais tão longas quanto as alongadas artificialmente. Utilizando o sistema profissional de 3 passos (base, cor e top), as russas atingiram o estado da arte da esmaltação com gel: é comum as pessoas dizerem frases como "a pintura parece sair de de baixo da pele!". A esmaltação com sistema gel realizada no método russo permite que a mulher moderna tenha unhas naturais intactas, com brilho intenso e superfície ultralisa por até um mês.
Restauração com poligel
No Brasil, o alongamento é oferecido indiscriminadamente como uma espécie de acessório de moda. O problema é que a primeira coisa que as nail designers fazem é lixar todas as unhas naturais para depois fazerem a extensão de todas elas. As russas acreditam que sacrificar as unhas naturais para alongá-las artificialmente é uma grande distorção. Afinal, a unha natural é um patrimônio que deve ser preservado a todo custo. Por isso elas seguem um caminho totalmente diferente, usando a restauração com poligel com finalidade de prótese, e claro, somente em último caso. Seu objetivo é devolver o comprimento natural apenas das unhas roídas ou danificadas, justamente para que elas alcancem a mesma proporção das demais unhas, que já se encontram longas e saudáveis.
Cutilagem, cuticulagem ou Cutilação?Não usamos nenhum dos dois termos. O método russo ainda é uma novidade no Brasil, o que ainda dá margem para algumas confusões que fazemos questão de esclarecer. No dicionário Aurélio, por exemplo, o termo “cutilar” significa ferir com cutelo, aquele tipo de utensílio utilizado para cortar bifes. “Cuticulagem” até seria mais apropriado, pois se refere à cútis (pele) ou cutícula, mas ainda assim é um termo muito limitado para definir o complexo trabalho de manicure. Durante uma sessão de manicure usando o método russo, a profissional realiza múltiplas etapas que vão muito além da remoção da cutícula e abrangem, entre outros procedimentos, a harmonização da borda livre e o polimento de microcalosidades das dobras ungueais. É por isso que, em vez de cutilagem, nós preferimos usar palavra "manicure", termo que vem do francês manucure, "manu" = mãos e "cure" = cura ou cuidado, ou seja, cuidado com as mãos. |